CREA-PR - Produtos e Serviços

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Perguntas Frequentes

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ART

O que é ART?

A ART é um instrumento legal, necessário à fiscalização das atividades técnico-profissionais, nos diversos empreendimentos sociais. De acordo com o Artigo 3º da Resolução nº 1025/2009, do Confea, “Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços referentes à Engenharia, Arquitetura e Agronomia fica sujeito a “Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”, no Conselho Regional em cuja jurisdição for exercida a respectiva atividade”.

Instituída também pela Lei Federal nº 6496/1977, a ART caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais e usuários de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional por eventuais defeitos ou erros técnicos.

Qual a importância da ART para o profissional?

A ART é um documento que define legalmente o profissional, seja ele engenheiro, agrônomo, profissional das geociências, tecnólogo ou técnico, responsável pelas atividades técnicas da obra ou serviço que está sendo executado.

A ART caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais e contratantes, garante os direitos autorais do profissional, comprova a existência do contrato entre as partes, até mesmo nos casos em que tenha sido realizado de forma verbal, garante o direito à remuneração na medida em que se torna um comprovante da prestação de um serviço, e ainda define os limites da responsabilidade técnica.

As ARTs compõem o acervo técnico do profissional que registra todas as atividades técnicas desempenhadas ao longo do exercício da sua profissão. Desta forma, a Certidão de Acervo Técnico das ARTs propicia a comprovação de experiência técnica de cada profissional, sendo utilizada na participação em licitações, cadastro, como documento comprobatório, para efeito de aposentadoria especial, etc.

A ART é constituída por um formulário padrão, cujo preenchimento é de responsabilidade do profissional habilitado com registro/visto no CREA-PR, sendo considerada válida somente quando quitada e cadastrada no Conselho com as assinaturas originais do profissional e contratante, além de estar livre de qualquer irregularidade referente às atribuições do profissional que a registrou.

A ART é impressa em três vias, sendo cada uma delas destinada a uma utilidade específica. A primeira via é de propriedade do profissional; já a segunda via é destinada aos Órgãos Públicos que fazem a aprovação do projeto ao qual ela está relacionada, quando necessário; e a terceira via é destinada à fiscalização do CREA-PR. Esta última deve permanecer na obra durante todo o período em que estiver sendo executada, à disposição dos fiscais do Conselho.

Quando devo preencher uma ART?

Toda vez que for prestado um serviço, desde uma consulta até uma grande obra, deverá ser feita previamente uma ART - Anotação de Responsabilidade Técnica.

O Artigo 3º da Resolução nº 1025/2009 do Confea determina:
“Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços referentes à Engenharia, Arquitetura e Agronomia fica sujeito a “Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”, no Conselho Regional em cuja jurisdição for exercida a respectiva atividade”.


Como preencher uma ART?

O registro da ART deve ser efetuado previamente na jurisdição do CREA na qual a atividade será desenvolvida e o correto preenchimento e registro da ART são de responsabilidade do profissional.

No CREA-PR, o preenchimento é feito exclusivamente através dos Serviços Online.

A ART é totalmente auto-explicativa, com a gravação de dados diretamente no banco de dados do CREA-PR. Você pode começar uma ART e salvar para continuar depois. Use em qualquer horário e de qualquer lugar. Informações seguras e agilidade no cadastro são as principais vantagens.

Caso não possua acesso à Internet, o Conselho disponibiliza aos profissionais computadores em suas inspetorias, para acesso aos serviços online nas áreas restritas do portal do Crea-PR.



Existe alguma taxa para preencher uma ART?

Sim. A taxa da ART é calculada de acordo com a Resolução 1049/2013 do CONFEA e o enquadramento para cobrança da taxa é feito de acordo com o valor da obra (no caso de execução de obras de edificações) ou do contrato (nos demais casos), conforme as Tabelas A e B dessa Resolução.


Para onde vai a taxa da minha ART?

O destino da renda dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia e da Mútua de Assistência aos Profissionais é regido pela Resolução 1026/2009 do CONFEA.


Como posso pagar a taxa da ART?

Em agências bancárias, casas lotéricas ou mesmo pela internet. A impressão do boleto de pagamento é liberada após a confirmação dos dados da ART .


De quem é a responsabilidade do pagamento da ART?

De acordo com o artigo 32º da Resolução 1025/2009, a responsabilidade do recolhimento da taxa de ART é do profissional, quando esse é o contratado ou quando é o proprietário. Em casos de contrato com pessoa jurídica, cabe a esta o recolhimento.


A assinatura da ART é obrigatória?

Sim. A ART deve ter a assinatura do profissional e a do contratante. Nos casos de ART múltipla com diversos contratantes, a assinatura é dispensada.


Devo enviar uma via da ART ao CREA-PR?

Não. A 1ª via da ART não precisa ser entregue no CREA-PR, porém as assinaturas e guarda do documento são obrigatórias, pois reserva-se ao CREA-PR o direito da solicitação do documento sempre que julgar necessário.


O que fazer com as vias da ART?

Existem 3 vias da ART. Todas devem estar devidamente assinadas pelo profissional e pelo contratante. A 1ª via é a do profissional, a 2ª via é para possível apresentação órgãos públicos e a 3ª via deverá ser deixada no local da obra.


Como solicitar uma segunda via de ART?

O CREA-PR não fornece segunda via de ART. Nesse caso, deve-se solicitar uma Certidão de ART, que é um documento que comprova o registro e a quitação de uma ART.


Não possuo comprovante de pagamento da ART. Como posso comprovar que esse foi feito?

Através do Consulta Pública do site do CREA-PR ou da Certidão de ART, que é um documento que comprova o registro e a quitação de uma ART.


Como posso corrigir dados de uma ART já quitada?

Existem dois procedimentos:
- retificação de ART: utilizada para correção de alguns dados da ART, desde que não sejam incluídas ou modificadas informações que alterem a taxa da ART. Não é todo caso que se permite a retificação, para ter uma informação mais precisa, entre em contato com a Central de Informações do CREA-PR, no 0800 41 0067. O pedido de retificação é feito online nos Serviços Online  do profissional e passa por uma análise. Não há taxa para ART retificada.
- substituição de ART: procedimento mais rápido que o anterior, pode corrigir qualquer dado da ART. A ART é preenchida na hora. É cobrada uma taxa, que pode ser apenas a taxa mínima ou a diferença do valor paga na primeira ART (em casos de mudança na faixa de tabela de taxas de ART).


Como posso corrigir dados de uma ART não quitada?

A ART só tem validade após a sua quitação, portanto basta preencher uma nova ART e excluir a que estava incorreta.


O que é ART de Desempenho de Cargo/Função Técnica?

É um tipo de ART que deve ser preenchida pelo profissional sempre que ele desempenhar ou alterar seu cargo ou função técnica, seja por nomeação, ocupação ou contrato de trabalho, tanto em entidade pública quanto privada, na jurisdição em que for exercida a atividade. Ela é necessária para protocolar o pedido de ingresso de responsável ou quadro técnico da empresa.


Posso iniciar um serviço sem preencher a ART?

Não. Nenhuma obra ou serviço poderá ter início sem a competente Anotação de Responsabilidade Técnica.


Posso registar ART de uma obra/serviço que realizei no exterior?

Sim. Conforme dispõe o Art. 65 da Resolução 1.025/2009, o profissional, brasileiro ou estrangeiro, registrado no Crea, que exerceu atividadades de execução de obra, prestação de serviços ou desempenho de cargo ou função no exterior pode registrar a ART correspondente no Brasil.

Para o preenchimento do endereço da Obra, utilizar o cep 80000-000 (CEP geral de Curitiba), e preencher o endereço verdadeiro no campo Descrição complementar.


Como baixar ARTs?

A baixa de ART é o meio de comunicar ao CREA o fato de que a obra ou serviço já está finalizado, ou que o profissional encerrou sua participação. Mesmo com a ART baixada, o profissional continua responsável pela obra ou serviço.

Para solicitar baixa de ART por obra/serviço concluído é preciso ter a sua senha para acesso aos Serviços Online.
1. No menu superior (barra horizontal abaixo da LOGO do CREA-PR) clique em Serviços Online;
2. Uma nova janela vai ser aberta.
3. Informe na área reservada a Profissional, o número da sua carteira e a senha em letras minúsculas;
4. Dentro de seu acesso restrito clique no link ART, situado na coluna da esquerda. Agora, clique em BAIXA DE ARTs POR OBRA/SERVIÇO CONCLUÍDO.
Não estarão disponíveis ARTs que já tenham sido objeto de acervo parcial.

Nos casos em que o profissional inicia a obra/serviço mas não termina o mesmo (ou porque a obra foi paralisada ou porque a partir deste momento haverá a troca de responsável técnico) deverá ser solicitada a baixa de ART por obra/serviço não concluído.

A documentação necessária para protocolar este pedido é a seguinte:
1. Formulário de ART, datado e assinado pelo requerente e demais envolvidos.
2. Em caso de ART não cadastrada no sistema, é obrigatória a entrega de uma via ou cópia das ARTs.
3. Relatório informando a fase atual da obra/serviço e as atividades técnicas realizadas até o momento.
A baixa de ART por obra/serviço não concluído poderá ser requerida pelo profissional ou pelo contratante. O formulário de ART, também deverá ser assinado pelo proprietário. Se não houver concordância de uma das partes (profissional ou contratante) será necessário ao CREA oficiar a outra parte envolvida, ou ainda pode ser necessário diligência à obra.

 


Qual o prazo de pagamento da taxa da ART?

O boleto bancário tem data de vencimento fixada em 10 dias contados da data de emissão da ART.

 

Anuidade


Como faço para imprimir a guia para pagamento da anuidade?

Para impressão do boleto de pagamento da anuidade é preciso ter a sua senha para acesso aos Serviços Online. Caso ainda não possua a sua, entre em contato com a nossa Central de Informações (0800 41 0067).

De posse da senha, acesse nosso “site” e:

1. No menu superior (barra horizontal abaixo da LOGO do CREA-PR) clique em Serviços Online;
2. Uma nova janela vai ser aberta;
3. No caso de profissional, informar na área reservada para profissional, o número da sua carteira e a senha em letras minúsculas. No caso de Empresa, informar na área reservada a empresa, o número de registro e a senha em letras minúsculas;
4. Dentro de seu acesso restrito clique no link profissional/empresa, situado na coluna da esquerda. Agora, clique em débitos.

A impressão do boleto da anuidade também está disponível na página principal de nosso site (sem necessidade de senha):

1. No menu direito clique no banner "Anuidade - Emissão do Boleto";
2. Informar na área reservada o número do cpf e a data de nascimento;
3. Por fim basta selecionar o boleto desejado e clicar no botão imprimir;

O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária ou por internet banking.


Já paguei minha anuidade, mas ainda consta em aberto.

O sistema estará liberado assim que o banco nos confirmar o pagamento (o que acontece entre 24 e 72 horas). A situação de seus débitos pode ser verificada por meio dos Serviços Online no menu Profissional.

Caso o pagamento tenha sido feito em outro estado, será necessária a Comprovação do Pagamento, que pode ser feita com um dos documentos ou informações abaixo:

- Comprovante de Pagamento
- Certidão de Registro emitida pelo CREA onde foi feito o pagamento
- Guia de pagamento com autenticação mecânica
- Número da Certidão de Registro emitida pelo CREA onde foi realizado o pagamento. (desde que seja possível verificar a veracidade na internet).

A apresentação pode ser feita das seguintes formas:

1. Entregue pessoalmente ou enviada por correspondência para qualquer uma de nossas inspetorias, juntamente com o Formulário de Pessoa Física/Jurídica. Os endereços, telefones e horários de atendimento estão disponíveis no menu lateral esquerdo, em nosso site, ou diretamente no link http://www.crea-pr.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=103&Itemid=12

2. Por e-mail, no menu Fale Conosco de nosso site.

3. Por e-mail ou fax (entre em contato com nossa Central de Informações para obter o endereço ou número)


Minha empresa tem registro em vários estados. Preciso pagar a anuidade em todos?

Caso a empresa possua registro definitivo no CREA-PR, deverá quitar também a anuidade no Paraná.

A pessoa jurídica registrada no CREA-PR como filial, agência, sucursal ou escritório de representação pagará a metade do valor previsto para a matriz.

No caso de Registro Temporário para Execução de Obra ou Registro Temporário para Participação em Licitação, não haverá cobrança de anuidade no CREA-PR.


Não estou atuando na área. Como faço para não pagar anuidade?

O profissional pode solicitar a interrupção de registro quando não está exercendo efetivamente a profissão. Esclarecemos que o profissional que solicitar a interrupção de seu registro, a qualquer tempo, deverá pagar proporcionalmente a anuidade referente ao período transcorrido até a data do pedido. No momento do protocolo o funcionário do posto de atendimento poderá lhe informar esse valor.
Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis em nosso "site", no menu lateral esquerdo procure por "Endereços de Atendimento".

Para consultar a documentação necessária para protocolar a solicitação de interrupção do registro clique em Pessoa Física no menu ao lado.


Quem tem direito a desconto na anuidade?

Os descontos em anuidade são definidos em Resoluções que fixam os valores das anuidades de pessoas físicas ou jurídicas inscritas no Sistema Confea/Crea, e, portanto se alteram todos os anos.

Para o ano de 2014 os descontos são os definidos pela Resolução 528/2011 para as pessoas físicas e  Resolução 529/2011 para as pessoas jurídicas.

Caso tenha o direito ao desconto deve solicitar por meio de protocolo. Em todos os casos, a solicitação deve ser protocolada com a seguinte documentação:
1. Formulário específico “Pessoa Física ou Jurídica”, conforme o caso,  preenchido e assinado, descrevendo o motivo do pedido no campo “observações”.
2. Documentação comprobatória do pedido (atestados médicos, imposto de renda, listagem de ARTs, etc).
O benefício compreenderá somente o ano vigente.


Tenho Visto em outro CREA e já paguei a anuidade em outro estado, preciso pagar a anuidade no Paraná?

Para pessoa física, é necessário quitar a anuidade apenas em um estado onde possua registro ou visto. A comprovação de pagamento da anuidade pode ser feita das seguintes formas:
a) por protocolo registrado no Fale Conosco desde que seja anexado o comprovante de pagamento;
b) pessoalmente, por correspondência ou por fax/e-mail a qualquer Inspetoria ou Posto de Atendimento;
c) pela Central de Informações (0800 41 0067) em alguns casos.

1. Fale Conosco no site (www.crea-pr.prg.br), anexando o comprovante de pagamento ou bastando informar o número da Certidão de Registro expedida pelo CREA de origem (e o número de controle, quando houver ).

2. Pessoalmente ou por correspondência mediante a apresentação de:
- Formulário Pessoa Física, preenchido e assinado pelo profissional.
- Comprovante de pagamento em original e fotocópia simples.
Ou,
- Certidão de Registro do CREA em original e fotocópia simples.

Os endereços e horários dos postos de atendimento podem ser consultados em nosso site, no menu lateral esquerdo, em "Endereços de Atendimento".

3. Por meio de nossa Central de Informações (0800 41 0067) bastando informar o número da Certidão de Registro expedida pelo CREA de origem (e o número de controle, quando houver ).

4. As Inspetorias podem receber comprovante de quitação de anuidade por meio de fax ou e-mail. Para esse tipo de comprovação de pagamento o fax/e-mail deverá conter:

- a guia de pagamento com autenticação bancária;
- se for pago por meio de “home bank” deverá vir acompanhada do comprovante de pagamento;
- o requerente ainda deverá escrever que solicita baixa de seus débitos de anuidade indicando que o pagamento foi efetuado por meio da guia número (informar o nº da guia) e o valor.

Para obter números de fax e e-mails do CREA-PR orientamos que entre em contato com nossa Central de Informações.

Caso o pagamento tenha sido efetuado em outro Estado, entre em contato com o CREA onde foi realizado o pagamento e solicite que essa informação seja repassada ao setor de anuidade por meio do Fale Conosco.

 

 

Empresa


A minha empresa precisa de registro no CREA?

Em caso de dúvida sobre a necessidade de efetuar o registro da empresa no CREA-PR, poderá ser solicitada uma consulta para possível registro. Esse procedimento irá verificar, com base no contrato social da empresa, se o registro é necessário.
A documentação para realizar essa consulta é a seguinte:

- Preenchimento de formulário específico "Pessoa Jurídica " devidamente datado e assinado ou carta própria da empresa (deixando claro que trata-se de "consulta para possível registro junto ao CREA-PR"). O formulário pode ser retirado no menu lateral em "Formulários e Documentos";
- Fotocópia simples do Contrato Social registrado no Órgão Competente (Junta Comercial ou Registro de Títulos e Documentos) e suas alterações posteriores, para os casos em que já houver o registro dos documentos na Junta Comercial do Estado do Paraná.
Nota: Caso não haja registro na Junta ou Registro de Títulos e Documentos, detalhar o ramo atividade que pretende exercer na carta de solicitação.


A prefeitura pediu para “Ouvir o CREA”. Como faço?

"Ouvir o CREA-PR" é o termo utilizado quando um órgão público entende a necessidade do requerente apresentar documento comprovando se está registrado ou isento de registro no CREA-PR.
Os documentos exigidos para consultar se precisa ter o Registro junto ao CREA-PR, são os listados a seguir:
1. Preenchimento de formulário específico "Pessoa Jurídica " devidamente datado e assinado ou carta própria da empresa (citando que a Prefeitura pediu para "Ouvir o CREA"). O formulário pode ser retirado no menu lateral em "Formulários e Documentos"

2. Cópia do contrato social registrado no órgão competente (Junta Comercial ou Cartório de Registro de Títulos e Documentos) e suas alterações posteriores, para os casos em que já houver o registro dos documentos na Junta Comercial do Estado do Paraná. Caso não haja registro na Junta ou no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, detalhar o ramo atividade que pretende exercer no campo observações do formulário ou na carta de solicitação.

Tais documentos dever ser protocolados numa Inspetoria do CREA-PR. Não se aplica taxa para esse serviço e o prazo médio para atendimento é de 5 dias úteis, desde que não precise passar por análise de Câmara.


Como faço para registrar minha empresa no CREA?

Para a empresa ter registro no CREA-PR é necessário que um profissional registrado no CREA-PR seja responsável técnico por ela.

Para consultar a documentação necessária para protocolar a solicitação de registro,  no menu lateral clique em "Pessoa jurídica".


Qual o procedimento para incluir profissionais como responsáveis técnicos em minha empresa?

Para consultar o procedimento para ingresso de novo responsável técnico,  no menu lateral clique em  "Pessoa jurídica", e depois em "Outros assuntos".


Tenho empresa registrada em outro estado. Como faço para atuar com ela no Paraná?

É possível solicitar o registro de filial para empresas que já possuem uma matriz registrada no CREA em outro estado. Para consultar a documentação para solicitar o registro, no menu lateral clique em  "Pessoa jurídica".

Para os serviços que não ultrapassem o prazo de 180 dias, é possível solicitar Registro Temporário para Execução de Obra que é um visto concedido cada vez que uma empresa de outro estado for executar um serviço na jurisdição do Paraná. Para consultar o procedimento, verifique no menu lateral "Pessoa jurídica".


Tenho empresa registrada em outro estado e quero participar de uma licitação no Paraná. Preciso de registro no CREA-PR?

É possível solicitar Registro Temporário para Participação em Licitação. Para consultar a documentação, no menu lateral clique em  "Pessoa jurídica".

 

 

Fiscalização


Como registrar uma Denúncia?

Para registrar uma denúncia, acesse o link http://creaweb.crea-pr.org.br/webcrea/denuncia/registrar_denuncia.aspx

 


O que o CREA fiscaliza?

O CREA-PR é um órgão fiscalizador do exercício profissional. Nossa responsabilidade é assegurar que todo serviço de engenharia ou agronomia tenha um profissional responsável.

Não nos compete a fiscalização do conteúdo dos trabalhos. Assim, questões de enquadramento em Leis Municipais e/ou ou normas técnicas devem ser encaminhadas diretamente aos órgãos competentes.


Recebi uma notificação e quero fazer uma defesa. Como faço?

Se você é profissional registrado no CREA, siga as seguintes instruções:
Em nosso “site” acesse os “SERVIÇOS ONLINE”, em seguida preencha seu “login”e senha, no menu a seguir acesse “Processos” e, por último, a opção “Atendimento à Notificação.
Todos os processos que estão dentro do prazo de atendimento para a notificação online serão listados. Clique em “Efetuar Atendimento” e uma nova tela com os campos para detalhamento e descrição das ARTs envolvidas aparecerá para dar origem ao atendimento.

Finalizado o processo, o sistema registrará um número de protocolo do serviço, que será tramitado automaticamente para a Inspetoria onde está o processo.
Caso não esteja disponível o atendimento pela Internet, apresente a seguinte documentação para protocolar o pedido:
1. Formulário de Fiscalização preenchido e assinado pelo notificado ou por seu Representante Legal, neste caso, apresentando cópia autenticada da procuração. O formulário pode ser retirado no menu lateral, clique em "Formulários e Documentos”;
2. Fotocópia do Auto de Infração ou Notificação.

Se você não é profissional registrado no CREA, siga essas instruções:
Acesse a área de CONSULTA PÚBLICA no menu a seguir acesse “Atendimento à Notificação(leigos)”. Coloque o número do CPF ou CNPJ do arrolado.
Todos os processos que estão dentro do prazo de atendimento para a notificação, serão listados. Clique em “Efetuar Atendimento”, e uma nova tela com os campos para detalhamento e descrição das ARTs envolvidas aparecerá para dar origem ao atendimento.
Finalizado o processo, o sistema registrará um número de protocolo do serviço, que será tramitado automaticamente para a Inspetoria onde está o processo.
Caso não esteja disponível o atendimento pela Internet, apresente a seguinte documentação para protocolar o pedido:
1. Formulário de Fiscalização preenchido e assinado pelo notificado ou por seu Representante Legal, neste caso apresentando cópia autenticada da procuração ou carta própria, anexando a documentação citada. O formulário pode ser retirado no menu lateral, clique em "Formulários e Documentos”;
2. Fotocópia do Auto de Infração ou Notificação.

 

 

Profissional


Como faço registro no CREA?

O registro  no CREA é assegurado a todo profissional que tenha concluído o curso (nível médio) e/ou colado grau (nível superior) em Instituição de Ensino devidamente reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Para obter o registro deve-se protocolar o pedido em qualquer Inspetoria ou posto de atendimento do CREA.

Para verificar a documentação exigida, no menu lateral clique em  "Pessoa Física".

Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis em nosso "site", no menu lateral esquerdo procure por "Endereços de Atendimento".

Estou com meu registro interrompido ou cancelado e vou voltar a atuar. O que devo fazer?

Nesse caso deve protocolar um pedido de Reativação de Registro. Para verificar a documentação para reativação de registro, no menu lateral clique em "Pessoa Física".

Esqueci minha senha e não lembro qual o e-mail cadastrado, como faço para recuperá-la?

Por ser necessária a confirmação de dados pessoais, a liberação de senha profissional e a atualização do e-mail podem ser feitas das seguintes formas:

1. Por meio da Central de Informações (0800 41 0067).

2. Pessoalmente em uma de nossas Inspetorias.


Não estou trabalhando na área. Como interromper meu registro?

Basta solicitar a interrupção de seu registro. Para verificar os procedimentos para interrupção de registro, no menu lateral clique em "Pessoa Física".


Quero contatar um profissional e não tenho seus dados, como eu faço?

O CREA-PR pode repassar apenas os seguintes dados dos profissionais cadastrados: nome completo e número do registro no CREA-PR, situação do registro (regular ou irregular), responsabilidades técnicas por empresas, título profissional e atribuições, endereços e telefones comerciais.

Outras informações podem ser pesquisadas no Catálogo Empresarial ou Catálogo Profissional.

O Catálogo Empresarial de Engenharia e Agronomia do Estado do Paraná, surgiu de uma parceria do CREA-PR com a EBGE (Editora Brasileira de Guias Especiais) e é editado anualmente. O guia lista os profissionais e empresas registradas e atualizadas junto ao CREA-PR, e ainda oferece uma grande relação de fornecedores e prestadores de serviços da área. Constam nesse catálogo somente aqueles que autorizam a divulgação de seus dados.

Para obter gratuitamente o catálogo impresso ou em CD dirija-se a uma de nossas Inspetorias. Os endereços e horários dos postos de atendimento do CREA-PR podem ser consultados no site: http://www.crea-pr.org.br, no menu lateral esquerdo procure por "Endereços de Atendimento".
O Catálogo Empresarial também está disponível em versão para Internet. O endereço do site é www.ebge.com.br.

Os dados de contato dos profissionais também podem ser consultados no  CREA Digital – Catálogo dos profissionais – em nosso "site".


Sou registrado em outro CREA e vou prestar um serviço no Paraná. Preciso me registrar no CREA-PR?

Não, mas necessita solicitar um visto para atuar no Paraná. A documentação necessária para visto profissional pode ser encontrada no menu lateral, clique em "Pessoa Física".

A documentação deve ser entregue ou enviada por correspondência para qualquer uma de nossas Inspetorias. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis em nosso "site", no menu lateral esquerdo procure por "Endereços de Atendimento".


Como altero meu e-mail cadastrado?

A alteração de e-mail pode ser feita pela nossa Central de Informações (0800 41 0067) ou diretamente em seus Serviços Online.

De posse da senha, acesse nosso "site" e:

1. No menu principal (barra horizontal abaixo da figura) clique em SERVIÇOS ONLINE;
2. Uma nova janela será aberta;
3. Informe na área reservada a Profissional, o número da sua carteira e a senha em letras minúsculas.
4. Dentro de seu acesso restrito clique no link PROFISSIONAL, situado na coluna da esquerda. Agora clique em ATUALIZAR ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA E E-MAIL.


Como atualizo meu endereço de correspondência?

A atualização do seu endereço de correspondência também pode ser feita através dos Serviços Online ou diretamente através da Central de Informações (0800 41 0067).

Para atualização online, de posse da senha, acesse nosso "site" e:

1. No menu principal (barra horizontal abaixo da figura) clique em SERVIÇOS ONLINE;
2. Uma nova janela será aberta;
3. Informe na área reservada a Profissional, o número da sua carteira e a senha em letras minúsculas.
4. Dentro de seu acesso restrito clique no link PROFISSIONAL, situado na coluna da esquerda. Agora clique em ATUALIZAR ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA E E-MAIL.



Meu endereço residencial mudou, como faço para atualizar a certidão de registro?

Para alteração do endereço residencial ou endereço principal é necessária a apresentação de:

1. Formulário online de Pessoa Física, impresso e assinado pelo requerente. O formulário pode ser acessado  no menu lateral, clique em "Formulários e Documentos”;
2. Opcional: Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone) expedido há, no máximo, 90 dias.


Para que serve a carteira profissional?

A Carteira de Identidade Profissional é um documento de identificação válido em todo o território nacional fornecido aos profissionais registrados no sistema CREAs/CONFEA.
A Carteira não serve como comprovante de registro ou de regularidade do profissional, uma vez que a interrupção do registro não requer a devolução da mesma. Essa comprovação deve ser feita por meio da Certidão de Registro.

Minha carteira venceu/vai vencer. Como solicitar uma nova e recebê-la no endereço de cadastro?

Basta preencher o Formulário Online de Pessoa Física. (menu esquerdo, clique em Formulários e Documentos > Formulário Online de Pessoa Física > Segunda Via de Carteira Profissional). No Formulário, selecione  "Enviar pelo Correio" no item "Opção de Retirada".

Observação: Caso haja alguma alteração de dado, deverá ser apresentado o documento que comprove tal alteração.


Perdi minha carteira. Como solicitar uma segunda via?

Para obter a segunda via da carteira é necessário protocolar o pedido.

Para verificar a documentação necessária para solicitação de segunda via de carteira, clique em "Pessoa Física", no menu ao lado.

A documentação deve ser entregue ou enviada por correspondência para qualquer uma de nossas Inspetorias.
Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis em nosso “site”, no menu lateral esquerdo procure por "Endereços de Atendimento".


Quanto tempo demora para minha carteira ficar pronta?

O prazo de confecção das Carteiras de Identidade Profissional é de 50 dias, em média..

Um e-mail automático é enviado a todos os profissionais, assim que a carteira estiver pronta para entrega. Assim, sugerimos que mantenha seus dados de contato atualizados.

A situação de sua carteira pode ser consultada na opção de protocolos, localizada na CONSULTA PÚBLICA no menu superior de nosso site (www.crea-pr.org.br), ou através de nossa Central de Informações (088 41 0067). Basta informar o número do protocolo.

Além disso, enquanto sua carteira não retornar do CONFEA, sua situação deverá ser consultada diretamente no site www.confea.org.br ou telefone (61) 3348-3700.


Quem pode fazer a retirada de minha carteira no CREA?

A Carteira de Identidade Profissional pode ser retirada pelo profissional (apresentando documento de identidade com foto), por seu representante legal (munido de procuração), pelo pai, mãe, esposa(o), filho(a), irmão(ã) do profissional (mediante comprovação do parentesco por meio de documento pessoal válido com foto) ;ou por terceiros, desde que o profissional preencha a AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CARTEIRA.
A autorização pode ser encontrada no menu ao lado em "Formulários e Documentos".


Solicitei minha carteira há mais de 50 dias e ela ainda não está pronta. O que devo fazer?

As Carteiras de Identidade Profissional são confeccionadas diretamente pelo CONFEA, o CREA-PR é responsável apenas pelo recolhimento e envio das assinaturas e digitais. Sugerimos que entre em contato diretamente com o CONFEA. As tramitações da sua carteira podem ser consultadas no site www.confea.org.br ou pelo telefone (61) 3348-3700.

 

Outros


O que é o CREAjr? Como faço para me inscrever?

Com a criação do CREAjr, o CREA-PR visa aproximar estudantes das áreas da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia e Geografia da realidade profissional. O CREAjr foi criado para viabilizar a participação dos estudantes no desenvolvimento de um programa que incentive os futuros profissionais à prática do exercício profissional responsável.

Poderão participar todos os estudantes dos cursos afetos ao Sistema CONFEA/CREAs, que estejam devidamente inscritos/recadastrados nos CREAjr-PR.

A adesão é voluntária. A inscrição é via internet, no “site” do CREAjr. (http://creajrpr.wordpress.com/)

Como divulgar cursos, palestras e eventos?

As informações sobre divulgação de cursos estão disponíveis no site www.crea-pr.org.br/procrea

Para divulgação de eventos envie informações detalhadas (local, período, meio de inscrição, investimento, público alvo, datas, quantidade de vagas, programação e contatos para divulgação) para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Quais cursos o CREA oferece?

Os cursos oferecidos pelo PRO-CREA estão disponíveis no site www.crea-pr.org.br/procrea


Como configurar meu Outlook?

O Manual de configuração do Oulook pode ser encontrado no menu E-mail, ao lado.


Como conseguir um e-mail do CREA-PR?

O CREA-PR não fornece mais provedor e e-mail. Para usuários já cadastrados, o serviço permanece.


Como fazer meu cadastro no Siagro?

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Última atualização em Ter, 04 de Fevereiro de 2014 13:41  
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