CREA-PR - Produtos e Serviços

CREA-PR

Instrução de Preenchimento Passo a Passo

CRITÉRIOS GERAIS

Para preenchimento e registro de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, existem critérios e exigências gerais que devem ser seguidos por todos os profissionais e empresas, independente do tipo de ART ou situação. Estes critérios e exigências estão relacionados a seguir:

- O profissional e empresa contratados devem possuir registro ou visto no CREA da jurisdição onde será executada a obra/serviço.

- Antes de começar o serviço o profissional deverá preencher, assinar e recolher a respectiva ART do serviço para o qual foi contratado.

- A ART deverá ser feita na jurisdição onde ocorrer a execução da obra ou serviço.

Exceção: Os projetos que não possuam trabalho de campo, ou seja, que são desenvolvidos totalmente em laboratório ou escritório podem ter o registro de suas ART´s no CREA em que o profissional/empresa possua registro, independente do local da obra/serviço.

- Para poder preencher uma ART, o profissional precisa acessar os serviços online no site do CREA-PR, de posse de seu login (n° da carteira) e senha.

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS

Os critérios específicos, ou seja, as particularidades para preenchimento de ARTs, estão descritas no Manual de Fiscalização, disponível no site do CREA-PR, no menu PUBLICAÇÕES, MANUAIS. Nestes constam os tipos de fiscalização e quais serviços devem ser anotados nas ARTs.

PREENCHIMENTO PASSO A PASSO

Selecione a ART desejada:

ART de Obra/Serviço Técnico
ART Múltipla Mensal - obra/serviço de rotina